top of page

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A região onde está A Fazenda Meandros tinha como cobertura original a Mata Atlântica, com predominância dos ecossistemas Floresta Ombrófila densa e Floresta Ombrófila Mista cujos remanescentes são parte dos 8% que hoje restam desse bioma no Estado de São Paulo. (Fig.1)

Mapas SP.jpg

 Fig.1 Evolução da cobertura de Mata Atlântica do Estado de São Paulo

Até meados dos anos sessenta a região possuía um alto grau de preservação ambiental, basicamente pela dificuldade de acesso pela falta de infraestrutura de estradas e pelo consequente baixo índice demográfico.
A partir do final dos anos sessenta, a falta de cultura e consciência ambiental da população em geral e em particular dos nossos governantes  levaram a políticas ambientais absurdas  que aliadas a falta de fiscalização e corrupção permitiram que a cobertura original de mata Atlântica da região fosse retirada para ser substituída por espécies exóticas ( pinus e eucalipto). Esse chamado “reflorestamento” era ainda por cima favorecido com incentivos fiscais. Como consequência a região até então preservada começou a ser desmatada.
Em meados dos anos setenta as primeiras glebas do que hoje é a Fazenda Meandros foram adquiridas e na contramão do consenso da época, em vez de derrubadas iniciou-se a proteção e vigilância das áreas de Mata.
As áreas para preservação ambiental começaram então a ser separadas a partir de 1975 e após o Decreto 1.992 de 1996, foram criadas, por iniciativa do proprietário, três RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com área de 330,7 ha.  Outras áreas da Fazenda também foram preservadas seguindo as mesmas normas e estão em fase final da regularização documental, necessária para a criação de novas RPPNs . Hoje o total da área protegida é de 846,7 ha. (Fig. 2)

Mapa Meandros.jpg

Fig. 2 Fazenda Meandros divisão das áreas

As RPPNs uma vez criadas têm caráter perpétuo e vão garantir para as gerações futuras, juntamente com as demais unidades de conservação ambiental do nosso País, a manutenção de um patrimônio de valor incalculável e que infelizmente tem sido até agora, sistematicamente destruído.
O atual proprietário da Fazenda Meandros é o Biólogo Claudio Martins Ferreira sendo além de produtor rural, o gestor das RPPNs Meandros I, II, III, sócio fundador e conselheiro da ONG FREPESP (Federação das Reservas Particulares do Estado de São Paulo, www.frepesp.org.br/), que representa todas as RPPNs do Estado.

bottom of page